Ter em Conta - Aquecimento

O aquecimento representa 41 % do consumo energético de uma casa standard, por isso devemos atribui especial importância ao tipo de equipamentos que decidimos instalar. A poupança nas instalações de aquecimento depende em grande medida do correcto uso que se lhes dá.

Para optimizar um sistema é necessário ter em conta, sistemas de regulação, como os termóstatos de ambiente programáveis, pois estes mecanismos tornam compatível o nosso conforto com a poupança energética.

Por cada grau que aumentemos de temperatura ambiente, o consumo de energia aumenta, aproximadamente, 7 %, por isso é recomendável manter uma temperatura ambiente entre os 18 e 21 ºC. Para um melhor controlo de cada local, deverá ter em conta a inclusão de torneiras termostáticas nos radiadores, que lhe permite ajustar a temperatura de cada local. Também os radiadores devem ser colocados em locais estratégicos, de preferência debaixo das janelas e deve ser evitado a colocação de roupas sobre os mesmos. No início de uma estação de uso dos equipamentos de aquecimento, devem purgar-se os radiadores.
 

A ventilação de uma casa é fundamental. Procure abrir as janelas de sua casa por um período de 10 minutos por dia, pois desta forma é possível renovar o ar sem que se chegue a arrefecer totalmente a casa.

Igualmente, é importante que anualmente, mande realizar a manutenção preventiva de todos os aparelhos, de forma a garantir que se mantenham em bom funcionamento.

Melhore os isolamentos e elimine fugas de ar, através de portas, janelas, caixas de persianas, etc., da casa, evitando que se escape o calor que foi produzido. Os sistemas de vidro duplo ou de dupla caixilharia são uma boa solução pois reduzem significativamente as perdas de calor.

Perguntas