Ter em Conta - Aquecimento a Bombas de Calor

As Bombas de Calor são equipamentos extremamente eficientes que aproveitam e transferem o calor ou o frio para a climatização de edifícios ou aquecimento de águas sanitárias. As bombas de calor são equipamentos que conseguem retirar o máximo de calor ambiente do ar, da agua ou da terra e multiplicam-no o e utilizando um consumo mínimo de energia eléctrica, fonte de energia das bombas de calor. Transformam o calor que existe no meio ambiente na fonte de climatização das habitações. Utilizam 1/3 de energia eléctrica e através de um sistema termodinâmico absorvem do ambiente os restantes 2/3.

Há três sistemas diferentes: podem aproveitar a energia térmica  do ar ambiente (bombas de ar podem funcionar com ar ou água), da água (bombas de água funcionam com água) ou da terra (tubos subterrâneos, a poucos metros da superfície da terra funciona com ar ou água) e transformando em energia térmica para climatização. Ou seja, as bombas de calor extraem o calor de fontes renováveis, necessitando apenas de 1 kW de energia eléctrica para gerar de 3 a 5 kW de saída para os vários tipos de aquecimento que podem ser pavimento radiante, radiadores de baixa temperatura ou ventiloconvectores.

Com as novas tecnologias, as Bombas de Calor mais avançadas são uma mais-valia para conseguir uma boa climatização com melhores prestações, mais economia de consumo e um maior respeito pelo meio ambiente.  

As bombas de calor permitem Conforto durante todo o ano – aquecimento e arrefecimento, baixo consumo energético, poupança entre 70 a 75% em relação a sistemas com caldeira a gasóleo e/ou caldeira a gás propano, possibilidade de controlo de temperatura em todas as divisões da casa. Alem disto é um sistema limpo: ausência de chaminé para exaustão de fumos, tem uma utilização prática uma vez que não necessita de substituição de garrafas de gás ou enchimento de depósitos de gasóleo.

Perguntas

Porquê Bomba de calor?

As bombas de calor permitem conforto durante todo o ano – aquecimento e arrefecimento, baixo consumo energético, poupança entre 70 a 75% em relação a sistemas com caldeira a gasóleo e/ou caldeira a gás propano, possibilidade de controlo de temperatura em todas as divisões da casa. Alem disto é um sistema limpo: ausência de chaminé para exaustão de fumos, tem uma utilização prática uma vez que não necessita de substituição de garrafas de gás ou enchimento de depósitos de gasóleo

Como Funciona?

Há três sistemas diferentes: podem aproveitar a energia térmica  do ar ambiente (bombas de ar podem funcionar com ar ou água), da água (bombas de água funcionam com água) ou da terra (tubos subterrâneos, a poucos metros da superfície da terra funciona com ar ou água) e transformando em energia térmica para climatização. Ou seja, as bombas de calor extraem o calor de fontes renováveis, necessitando apenas de 1 kW de energia elétrica para gerar de 3 a 5 kW de saída para os vários tipos de aquecimento que podem ser pavimento radiante, radiadores de baixa temperatura ou ventiloconvetores.

A bomba de calor altera a qualidade do ar?

Não.

A bomba de calor dá para climatizar mais que um espaço?

Sim.

Vende um aparelho sem conhecer o local onde vai ser instalado?

Na Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda, pretendemos a satisfação do cliente, pelo que não vendemos nenhum aparelho sem analisamos in loco e projetar-mos, tendo em conta as especificidades exigidas, e as pretensões do cliente.

Quais as Vantagens de comprar uma bomba de calor?

Com as novas tecnologias, as Bombas de Calor mais avançadas são uma mais-valia para conseguir uma boa climatização com melhores prestações, mais economia de consumo e um maior respeito pelo meio ambiente.

Qual o período de garantia?

Normalmente, 3 anos após a instalação.

A garantia, abrange a manutenção?

Normalmente não. Contudo, numa situação de manutenção as peças que eventualmente estejam defeituosas, podem estar abrangidas pela garantia.

Que manutenção é necessária e qual o seu custo?

Num aparelho usado regularmente é aconselhada uma manutenção anual. O custo desta manutenção ronda os €100,00, por equipamento. Contudo, na Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda, temos uma politica de proximidade e acompanhamento do cliente, pelo que proporcionamos pacotes de manutenção ajustados às suas necessidades.

Porque fazer um contrato de manutenção?

Porque ao fazer um contrato de manutenção, está a ter um acompanhamento técnico profissional por parte da equipa da Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda, que lhe vai prolongar o ciclo de vida do seu aparelho, evitando avarias desnecessárias, a criação de fungos e bactérias, permitindo usufruir do seu investimento a uma capacidade plena.

Quanto tempo dura uma bomba de calor?

Com a manutenção apropriada, um ar condicionado dura entre 10 e 15 anos.

Uma bomba de calor, consome muita energia?

O consumo de energia não é muito elevado e pode ser consultado nas características técnicas de cada equipamento. O sobredimensionamento ou subdimensionamento, de uma bomba de calor, leva ao desgaste de algumas das componentes do equipamento e a uma diminuição do tempo de vida do mesmo. Contudo, na Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda, temos a preocupação de proporcionar aos nossas clientes um elevado e rigoroso estudo, que proporciona uma avaliação das reais necessidades, para a dimensão do espaço a climatizar, evitando assim custos acrescidos de manutenção e à substituição prematura dos equipamentos.

É um problema ter uma unidade desligada num período de tempo prolongado?

Qualquer equipamento deve ser utilizado regularmente. Paragens prolongadas, podem provocar avarias.

Quanto tempo demora uma instalação?

Em condições normais, uma instalação demora um dia.

Fazem instalação completa?

Na Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda, temos uma equipa técnica alargada, que permite a realização de todos os trabalhos inerentes à montagem dos equipamentos.

Porquê comprar no Filipe Pimentel Coelho Unipessoal, Lda?

Estamos no mercado desde1999, com uma equipa técnica competente e reconhecida e proporcionamos as melhores soluções com uma elevada eficiência no atendimento. Veja os testemunhos dos nossos clientes.

Parceiros